O Tour de France é a corrida de bicicleta mais famosa do mundo.
Foi organizado pela primeira vez em 1903 pelo jornal L'Auto, com o objetivo de estimular seu público e, acima de tudo, se afirmar diante de seu concorrente Le Vélo. Hoje, é o terceiro evento esportivo mais assistido do mundo, depois da Copa do Mundo de Futebol e dos Jogos Olímpicos.
Mas o Tour de France nem sempre terminou na Champs-Élysées! Esta chegada espetacular remonta a 1975, graças ao jornalista Yves Mourousi, que contatou Valéry Giscard d'Estaing diretamente para sugerir a ideia. Sob aplausos de 1,5 milhão de espectadores, o francês Bernard Thévenet é eleito vencedor do Tour de France de 1975 na Champs-Élysées. Esta etapa imperdível fez da Champs-Élysées um lugar emblemático de competição e celebração, gravado na história do esporte.
Para comemorar o 50º aniversário da chegada à Champs-Élysées com estilo, a Monnaie de Paris está revelando uma coleção completa em duas partes. Uma primeira parte em Ouro e Prata € estará disponível 100 dias antes do início do Tour de France em Lille-Nord de France. Moedas colecionáveis e minimedalhas estarão disponíveis alguns dias antes da grande partida.
No anverso desta moeda, um ciclista do Tour de France é retratado com o punho erguido em sinal de vitória. Atrás dele está o símbolo da Avenue des Champs-Élysées: o Arco do Triunfo. À esquerda, um ciclista vintage é retratado em wireframe, uma referência aos participantes do Tour de France de 1975. O contorno da peça e os raios lembram uma roda de bicicleta. O logotipo do Tour de France está à direita, o ano de fabricação à esquerda e as marcas registradas estão gravadas na câmara de ar.